bc

Estudar é um caminho seguro para o sucesso! 

CONTOS

A ORIGEM DO CIPÓ TITICA.

Administração  Agropecuária  Brechó  Contos  Culinária Cultura   Downloads grátis  Eletrônica  Esotérico  Esportes Genealogia Idiomas   Links  Loteria  Notícias Petróleo Saude  Solidariedade  Teatro 

CONTOS E OUTRAS ESTÓRIAS

Clique para ler on-line:

Cipó Titica

A Bola de fogo

Missão na Terra
Diario de viagem
A VIAGEM

 A origem do cipó titica

   by Nelson Geromel
Existe uma formiga grande com dez pernas e uma grande ferrão que os caboclos chamam de tucandeira. Sua ferroada dói como a do escorpião, mas não mata, não. Segundo a lenda do rio Jutaí e no rio Biá, contada pelos índios, essa formiga tece e constrói um cipó (Titica) que é usado nas construções indígenas e é muito resistente. Para alguns que afirmam que já viram: a formiga se transforma em planta, sendo que suas patas se transformam em folhas e o corpo em caule (cipó). Pode ser, não é?”.
“Outra estória, agora de Porto Afonso – Am – Há algum tempo, na época dos coronéis, reinos em Porto Afonso, Foz do rio Jutaí e afluentes  a tal ponto que ele fez circular uma moeda própria com sua esfinge e iniciais. Toda a produção de látex; farinha; peixe e madeira eram controladas pelo coronel. Ele construiu a cidade de Porto Afonso com energia elétrica, porto e aeroporto e mesmo o governo da época respeitava o coronel. Estiveram no auge por uns dez anos e numa revolta dos trabalhadores, toda a família foi dizimada. Foi o fim do Império. Hoje a Aplub comprou a cidade de Porto Afonso, onde ainda se pode ver as ruínas”.

O cipó-titica é da espécie botânica Heteropsis flexuosa, encontrada na Amazônia, em áreas de florestais naturais de terra firme. Na fase adulta, o caule é grosso e lenhoso com fibra altamente resistente e durável, por essas características é utilizado na indústria moveleira e também para artefatos e objetos artesanais. O termo cipó-titica é usado apenas na região Norte, no sul e sudeste as fibras de cipó-titica são chamadas de junco ou rattan. No Nordeste chama-se vime para qualquer fibra natural.

Links recomendados: Educação, EletrônicaGenealogia, Informática, Petróleo, Restaurante, Solidariedade, Teatro