bc

Estudar é um caminho seguro para o sucesso! 

INCUBADORA DE OVOS

Como construir uma chocadeira.

Administração  Agropecuária  Brechó  Contos  Culinária Cultura   Downloads grátis  Eletrônica  Esotérico  Esportes Genealogia Idiomas   Links  Loteria  Notícias Petróleo Saude  Solidariedade  Teatro 
agricultura   agroecologia   agroindústria   agronegócios   Apicultura  Aves domésticas  Avestruz  Biogás  Camarão   Codornas  Compostagem  Ervas medicinais  Fogão a lenha  Hidroponia  Horta  Incubadora  Pavão e Faisão  Piscicultura  Queijos  Ranicultura  Tomate seco

INCUBADORA DE OVOS

Ave ou incubadora?
A escolha vai depender de alguns fatores:

. a quantidade de ovos para incubar; 

. o tempo e atenção necessários;

. as despesas de construção;

. as despesas de funcionamento;

. os resultados da incubação;

. os riscos;

. o combustível ou energia disponível.

Incubadora caseira – sem energia elétrica.
Uma boa idéia para se montar uma incubadora para a incubação de ovos de galinhas, patas e outras aves, onde não haja energia elétrica.
A incubadora é montada ao redor de um lampião de querosene. No entanto, o reservatório de um lampião comum é muito pequeno para o propósito de uma incubadora, a qual precisa continuamente de calor. Assim, a parte inferior do reservatório normal é cortada e o lampião é soldado a um tanque grande. Este tanque é então soldado a uma parte superior, formando uma bandeja com formato em L, a qual forma a porta. Toda esta unidade com o lampião cabe dentro de um dos lados da incubadora. Um tubo de metal vai directo para dentro do reservatório, o qual pode ser cheio sem remover o lampião. Há também um pequeno orifício para verificar se o lampião está funcionando correctamente.
A parte principal da incubadora é uma caixa rectangular feita de madeira e metal. Se o lado que contém o lampião for revestido com metal, o risco de incêndio é reduzido. Há uma bandeja superior feita de grade de arame (do tipo usado para mosquiteiros) com uma porta suficientemente grande para movimentar a bandeja para dentro e para fora. O compartimento inferior pode ser usado para manter os pintainhos aquecidos após nascerem – este também tem uma porta pequena. Cobrindo-se a parte traseira, superior e os lados com algum tipo de material isolador – cobertores velhos, jornais ou sacos de papel – ajuda-se a manter uma temperatura equilibrada. Assegure-se, no entanto, que o ar possa chegar até o lampião.
chocadeira

Ovos
O Ovo é uma célula produzida por uma fêmea, com a capacidade de se desenvolver em um novo indivíduo. O desenvolvimento pode acontecer tanto dentro do corpo da mãe como fora, quando então terá uma capa protetora de calcário a casca. O vitelo nutre o embrião em desenvolvimento. Ovos que se desenvolvem dentro da ave mãe, geralmente têm pouco vitelo, pois o embrião é nutrido pela própria mãe. Ovos que se desenvolvem fora, também podem possuir pouco vitelo caso eles sejam de animais cujos recém nascidos passam por um estágio larval e que se alimentam enquanto não atingem a fase adulta. Os ovos com casca das aves contêm vitelo suficiente para sustentar o embrião até o nascimento de uma versão jovem do adulto.
ovos

Perguntas mais frequentes sobre incubação de aves: 
1- Quanto tempo os ovos podem ser armazenados até serem colocados na chocadeira? Depende da temperatura ambiente. Os ovos podem ficar1 a 2 dias (em 34ºC), 4 dias (em 30ºC) e até 7 dias ou mais (em 28ºC) antes de serem chocados na chocadeira. 
2- Como guardar os ovos? Retire-os todos os dias dos ninhos (os ovos não devem Ter contato com o chão), de preferência guarde-os em cartelas próprias sempre com o bico para baixo. Evite colocá-los em geladeira, pois podem perder umidade, ou lugares muito quente (acima de 34ºC). 
3- A temperatura do ambiente prejudica os ovos? Sim, em lugares muito frio (abaixo de 4ºC) os embriões podem morrer e em lugares muito quente acima de 34ºC o embrião começará a desenvolver-se. 
4- Devo botar na chocadeira ovos trincados ou rachados? Não. Pois a temperatura dentro da chocadeira fará com que os ovos estoure, sujando e infectando os outros ovos. 
5- Depois de ligada a chocadeira e ajustada a temperatura como colocar os ovos? Depois de estabilizada a temperatura da chocadeira vá colocando os ovos deitados em fileira na grelha deixando espaço para que os mesmos possam ser movidos. 
6- Com quantos dias depois posso começar a mexer os ovos? Depois de postos na chocadeira mexer cuidadosamente após 3 dias (ou 72 horas), sempre devagar e no mínimo 3 vezes ao dia. 
7- Tem horário rígido para o meximento? Não, porém lembre-se que são pelo menos 3 vezes ao dia, preferencialmente uma vez pela manhã, uma vez a tarde e outra à noite. 
8- Como deve ser o meximento ? Nunca puxe a ponta da grelha que fica na gaveta em movimentos vai e vem. Você deve apenas puxá-la na primeira mexida, empurrá-la na Segunda e puxá-la novamente na próxima e assim por diante até faltar um dia para a data prevista do nascimento (ver tabela de eclosão no manual do usuário). 
9- Posso abrir a(s) gaveta(s) para verificar os ovos? Não recomendamos fazê-lo, pois dependendo das condições ambientais externas (que varia de cidade para cidade) podem haver perdas durante o nascimento. Entretanto aqueles que desejarem arriscar devem fazê-lo à noite, com a chocadeira desligada, após 1/3 do tempo de eclosão da ave (p.ex. galinha » 21x1/3 » 7dias) e com a maior brevidade possível. Os que não estiverem fecundados poderão ainda ser aproveitados em bolos, tortas etc. 
10- Como saber se estão fecundados? Os ovos devem ser examinados com o bico para baixo e sob um feixe lateral de luz (ver figura abaixo). Os ovoscópios de luz monocromática (p. ex. a raios laser) são os melhores para visualizar detalhes do embrião, entretanto qualquer bom ovoscópio pode revelar o contraste que caracteriza a fecundação. 
11- Retirados os ovos não fecundados posso colocar outros ovos no espaço daqueles retirados? Não recomendamos pois geralmente altera as condições de temperatura, umidade e oxigenação naquele momento. 
12- Perto do dia do nascimento o que devo fazer? Na véspera do dia da eclosão evite mexer os ovos, pois os pintos já buscam a posição adequada para eles nascerem. Após o nascimento, deixe-os no mínimo duas horas dentro da chocadeira e no máximo 6 horas (eles podem atrapalhar o nascimento dos demais pintos, apesar de terem reserva nutritiva para até 48 horas sem comida). Aqueles que possuirem uma nascedeira, devem utilizá-la para evitar a infecção da chocadeira com as fezes dos pintinhos. 
13- Quanto tempo devo tirar os ovos da chocadeira? Espere até dois dias após o período de eclosão estabelecido para a ave (ver tabela de eclosão no manual do usuário) para então realizar a limpeza na chocadeira. 
14- Após a retirada dos ovos que não nasceram, posso colocar imediatamente novos ovos na chocadeira? Não recomendamos. A chocadeira deve ser limpa com solução anti-séptica e em seguida permanecer de 8 a 12 horas sob ventilação (com as gavetas retiradas e a porta inferior aberta). 
15- Depois de tirados da chocadeira quais os cuidados que devemos ter com os recém nascidos? Se você não tem o pinteiro (ou criadeira) poderá improvisar um utilizando uma caixa de papelão ou madeira com piso abrasivo (para evitar o aleijamento das aves). Uma fonte de calor (lâmpada de 40W) e um ou mais bebedouro de passarinho são essenciais para evitar altos índices de mortalidade, bem como ração de crescimento de boa qualidade (rica em proteínas). A água do bebedouro tem que ser trocada diariamente pois a higiene nos primeiros dias é muito importante. 
16- A alimentação das aves-mães influi na taxa de nascimento em chocadeiras? Sim. Aves-mães devem ter tratamento diferenciado em termos de ração (rica em proteínas e sais minerais) e suplementos alimentares (vitaminas e aminoácidos) 
17- Como a cosanguinidade pode afetar as aves recém-nascidas? Depende da ave. Em codornas o incesto causa nascimento precoce (14 dias) e os pintos não se desenvolvem como seus pais (raquitismo). Em gansos os ovos podem nem sequer nascer. Em galinhas caipiras a cosanguinidade é bem tolerada e seus efeitos podem levar anos para serem percebidos. 
18- Quanto tempo pode faltar energia elétrica sem prejudicar a chocada? Durante as primeiras 48 horas no máximo 15 minutos, após esse tempo, é tolerada até quatro horas a partir de então começam as perdas (que depende da ave). 
19- Podemos anotar nos ovos a data que eles estão indo para a chocadeira? Sim, mas somente com carvão vegetal ou lápis grafite. Nunca com tinta ou esmaltes, pois o ovo respira pela casca. 
20- Existe uma proporção macho-fêmea ideal para otimizar a fecundação? Depende da ave. Em codornas é de um macho para quatro fêmeas (1»4), em galinhas de raça aprox. 1» 5, em gansos é de aprox. 1»3 etc. 
21- Posso chocar aves de diferentes espécies ao mesmo tempo na mesma chocadeira? Sim. Desde que haja faixas de temperatura em comum. Por exemplo, em 37,5ºC (99,5ºF) pode-se chocar galinha, angola, codorna e pata. A taxa de nascimento não será máxima para todas as aves porque a temperatura não é a ótima para todas elas e também o período de eclosão por ser diferente altera as condições dentro da chocadeira.

Links recomendados: Educação, EletrônicaGenealogia, Informática, Petróleo, Restaurante, Solidariedade, Teatro