bc

Estudar é um caminho seguro para o sucesso! 

AVES DOMÉSTICAS

Fonte básica de Proteinas.

Administração  Agropecuária  Brechó  Contos  Culinária Cultura   Downloads grátis  Eletrônica  Esotérico  Esportes Genealogia Idiomas   Links  Loteria  Notícias Petróleo Saude  Solidariedade  Teatro 
agricultura   agroecologia   agroindústria   agronegócios   Apicultura  Aves domésticas  Avestruz  Biogás  Camarão   Codornas  Compostagem  Ervas medicinais  Fogão a lenha  Hidroponia  Horta  Incubadora  Pavão e Faisão  Piscicultura  Queijos  Ranicultura  Tomate seco

AVES DOMÉSTICAS

A criação de aves domésticas, que se constituem em importante complemento da alimentação e também da formação do capital circulante de muitas famílias do interior. Esta atividade, mesmo praticada de maneira informal, tem uma demanda garantida. A criação de aves como galinhas, patos, marrecos, gansos, perus e agora aves maiores como o avestruz, com destaque as galinhas caipiras, são geradoras de renda e fonte proteína. 

A introdução das galinhas da raça pura, adaptadas ao sistema de criação das caipiras, pode elevar geneticamente o padrão das galinhas “pé duro” de quintal. Devido a rusticidade, são resistentes as doenças mais comuns e proporcionam oferta de carne de alta qualidade a um custo mais baixo, uma vez que, mesmo sendo de raça, tem hábitos das caipiras, como: ciscar, comer grama e insetos, o que constitui mais de 50% de seu cardápio alimentar.
CRIAÇÃO DOMÉSTICA DE AVES - Galinhas, patos, marrecos, gansos, perus e avestruzes.

FAÇA O DOWNLOAD GRÁTIS DO EBOOK SOBRE O ASSUNTO: Clique Aqui


Quem possui uma propriedade rural, como fazenda, sítio ou chácara, pode aproveitar espaços para criação de várias espécies de aves, valorizando o meio ambiente com:
a.    o aspecto agradável que elas proporcionam. Habitualmente, as pessoas criam apenas galinhas poedeiras, para consumo próprio, mas é muito fácil criar também aves como patos, marrecos, perus e avestruzes. Os palmípedes, isto é, patos e marrecos, precisam de um lago, porque apreciam banhos diários. Se porventura a propriedade não possuir nascentes próprias,
b.    o problema poderá ser resolvido com a construção de um lago artificial, aproveitando as águas das chuvas. Quando o ambiente é favorável, os patos e marre¬cos costumam viver em plena harmonia. A criação de perus é relativamente simples, e pode ser feita em qualquer região do país. A criação de avestruzes pode ser transformar num excelente negócio.
As poucas doenças que afetam esses animais podem ser evitadas se o criador mantiver boas condições de higiene e fornecer alimentos adequados. As instalações, de modo geral, são modestas, estando ao alcance de todo criador.
O importante na criação de todas essas aves é intro¬duzir sangue novo, principalmente nos reprodutores, para evitar consangüinidade.
A avicultura brasileira iniciou com Cabral, que trouxe para o Brasil os primeiros exemplares de aves de raça pura. Estas aves eram criadas soltas a campo e daí originou o nome popular de Galinha Caipira, nome originário do Tupi guarani. Devido ao sistema de produção utilizada até hoje, estas aves sofreram um processo de degeneração, com conseqüente perda de produção e produtividade, porém ainda existe em mais de 80% das propriedades mineiras, contribuindo para melhorar a alimentação das famílias e muitas vezes servindo como parte de renda auxiliando substancialmente a economia familiar. Merece, em função disto, um trabalho na área de extensão rural visando melhorar principalmente a produtividade destas criações ditas caipiras, para aumentar a disponibilidade de carne e ovos para consumo próprio ou para incremento de renda.

Links recomendados: Educação, EletrônicaGenealogia, Informática, Petróleo, Restaurante, Solidariedade, Teatro